Parceria garante projetos de arquitetura para população carente
A partir do mês de setembro, a população carente de Itabuna vai ter acesso a projetos arquitetônico, elétrico, hidráulico e estrutural. Os serviços gratuitos serão oferecidos pelo Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU) da União Metropolitana de Educação (UNIME) em parceria com a Prefeitura. Os estudantes que estão cursando a partir do 4º semestre de Arquitetura serão supervisionados por professores e participarão da elaboração dos projetos.
O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – Clara Kauark foi inaugurado na tarde de terça-feira, 30, e é uma das ferramentas da instituição de ensino para aliar a prática acadêmica à vivência de campo. Os clientes do escritório serão selecionados pela Prefeitura que avaliará a situação do terreno, a documentação e a renda do candidato.
O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, elogiou as boas iniciativas da Unime e agradeceu a parceria para a construção de uma cidade melhor. “Sempre encontramos portas abertas aqui. A instituição tem contribuído com o Município e tem dado um show na área de extensão dos cursos”.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, participou da construção da ideia inicial do NAU e explicou que nos tempos de estudante sentia muita falta da relação próxima entre a faculdade e a população. “Tudo aquilo que fazemos para ajudar as pessoas é abençoado. A instituição está de parabéns” afirmou.
O diretor da Unime, Luiz Alfredo Almena, disse que tem uma série de projetos para desenvolver em parceria com a Prefeitura, “além de levar educação, queremos levar atendimento à população”. Da mesma forma avalia a coordenadora do curso de Arquitetura, Débora Santa Fé, para quem os projetos de extensão mostram o dever de trocar conhecimento horizontalmente. “A academia deve beber na fonte da sabedoria popular. Esse escritório pode ter várias formas como sala de aula, laboratório, palco de discussão, mas hoje assume a forma de ponte que liga parcelas da comunidade e aproxima a gestão municipal”.
O espaço tem uma parede estampada pela imagem do fotógrafo Pedro Augusto, que mostra a paisagem noturna de Itabuna, juntamente com uma frase de Clara: “Assim como a vida, a arquitetura deve ser cheia de emoções, harmonia e sensibilidade, pois nela sorrimos e choramos, vivemos e morremos”. Débora Santa Fé explicou que a imagem de Pedro Augusto faz pensar que é possível construir uma nova Itabuna, mais bonita e mais cheia de luz.